Introdução a Marrocos
Com um pé no Oriente e outro no Ocidente, o Reino do Marrocos é um destino fascinante, que nos remete à magia das lendas de Aladdin, Sherazade e os seus contos das 1001 noites. De um lado a imensidão e os mistérios do deserto do Saara, seus oásis, seu povo berbere nômade e suas tradições; de outro as milenares Cidades Imperiais, com suas históricas medinas e palácios, a cultura muçulmana (consequência da chegada dos árabes no Sec. VII) com suas magníficas mesquitas e chamadas p a reza. E, claro, hoje em dia, suas viagens em Marrocos são acrescidas também do contraste com a emergente parte moderna e vibrante das principais metrópoles turísticas como Marrakech, onde podemos encontrar fabulosos restaurantes de gastronomia requintada e vida noturna agitada.
Geografia Marroquina
Situado no extremo noroeste do continente africano, é delimitado ao norte pelo Estreito de Gibraltar e o Mediterrâneo (apenas 14 km de distância da Europa). No sul pela Mauritânia, no leste pela Argélia e no oeste pelo Oceano Atlântico. Sua localização privilegiada resultou em séculos de disputas pelo território, que deixaram suas marcas na formação de uma cultura marroquina peculiar. Na arquitetura e gastronomia diferenciadas, com destaque para as influências berbere, árabe e europeias. Compondo uma riquíssima história de mais de dois milênios… Sim caros leitores!!! No calendário Amazigh (povo berbere = povo livre), que tem como marco de início a vitória sobre o exército do Faraó Ramsés III no Egito em 950 a.C., o nosso ano de 2020 corresponde ao Ano Amazigh de 2970!!!
Historia e Cultura
Ou seja, muito antes de existir a divisão dos países atuais, quando essa região do noroeste da África. Conhecida como Maghreb (Argélia, Líbia, Marrocos, Mauritânia e Tunísia) era habitada somente pelo povo Amazigh. Eles passaram a ser denominados berberes (povo bárbaro). Na época do Império Romano,cujas ruínas podem ser visitadas em sítios arqueológicos como Volubilis e Chellah. Depois veio a invasão árabe no Século VII, seguida de diversas disputas pelo território. Por portugueses, espanhóis e franceses (o último foi o protetorado Francês, de 1912 a 1956).
Atrações Turísticas
Com uma riqueza natural incrível e paisagens deslumbrantes, tão diversas como deserto, calor, montanhas, neve, oásis e florestas. O país tem muito mais história do que comumente se pensa. Um lugar intenso, vibrante, destino transformador, que nos leva a uma jornada de compreensão e expansão, de “abrir a mente” para outros modos de vida. Como o do hospitaleiro povo berbere nômade, que ainda vive da mesma forma simples e rudimentar dos seus antepassados. Tanto na paisagem árida do deserto como nas frias cavernas nas montanhas. Nesta terra de contrastes, a aventura está em todo lugar. Bora lá fazer uma viagem no tempo ???