O quê saber antes de ir para o Marrocos
Viajar para o Marrocos requer planejamento, leitura, cabeça aberta, tolerância e respeito às diferenças culturais e religiosas (99% da população é muçulmana). Um dos destinos mais exóticos e fascinantes do continente africano, muito popular entre historiadores e viajantes que buscam experiências inusitadas.
A economia local (pequenos produtores, produção familiar) é predominante, tanto na região do deserto e montanhas, como também nas medinas, onde se pode observar o ofício milenar dos artesãos, que passam de pai para filho.
Nem mesmo as cidades modernas e cosmopolitas como Rabat e Casablanca, ou o fato de que o país esteve sob o domínio francês e espanhol por longos períodos, não diminuíram a atmosfera histórica do Marrocos, com cenários quase bíblicos, que revelam um passado bem mais distante, nos transportando para outra época.
- Capital: Rabat
- Rei: Mohammed VI
- População: aproximadamente 35 milhões de habitantes
- Área Total: 703.269 km²
- Código telefónico internacional: +212
Entrada de turistas brasileiros no Marrocos
Visto
Não há necessidade de visto para brasileiros entrarem no Marrocos e o período de permanência para turismo é de até 90 dias, autorizado por carimbo no passaporte, na imigração de entrada. O prazo pode ser prorrogado por um novo período de 90 dias com uma solicitação em qualquer posto do Comissariado de Polícia.
Passaporte
Deve ter validade superior a 6 meses.
Uma página em branco é necessária para o carimbo de entrada no país.
Site da Embaixada do Brasil em Rabat
Fuso horário
O fuso horário do Marrocos é de +3 horas para o Brasil, podendo variar com eventuais mudanças de horário de verão, nossas ou deles.
Idioma
Os idiomas oficiais do Marrocos são o Árabe Moderno Padrão e o Tamazight (berbere).
Porém, as línguas mais faladas no dia-à-dia são o árabe marroquino (dialeto chamado Darija), o Tamazight (visto que o povo berbere compõem mais da metade da população), francês e espanhol.
O inglês, no entanto, não é tão praticado no geral, sendo mais falado nos hotéis, lojas e restaurantes apenas nas regiões mais turísticas.
Moeda local
A moeda local é o Dirham Marroquino (MAD) e tem circulação limitada. Ou seja, não é possível comprar dirhams fora do Marrocos e é proibido sair do país com a moeda.
- Notas de 10, 20, 50, 100 e 200 dirhams.
- Moedas: 1, 2, 5 e 10 dirhams
- Moedas de cêntimos de dirham 5, 10, 20 e 50 cêntimos, menos frequentes
❗ ️ Atenção: não confundir o Dirham Marroquino (MAD) com o dirham usado nos Emirados Árabes (AED). São divisas diferentes.
Qual moeda levar?
Dólar ou Euro.
Recomendado trocar sempre nas casas de câmbio, pois o comércio, que de um modo geral aceita o Euro, arredonda a conversão para 10 Dirhams 🙁
Pode também se programar p fazer saque parcial do que for usar, nos caixas automáticos (ATM’s), em moeda local.
Cotação aproximada
- 1 Real = 1,80 / 2,0 MAD (ou seja, 1 Dirham vale aproximadamente 0,50 / 0,60 Reais)
- 1 Euro = 10,30 / 10,50 MAD
- 1 Dólar Americano = 10,40/ 10,60 MAD
Confira aqui a conversão atual → https://www.melhorcambio.com/
Cartão de crédito
Esse método de pagamento ainda não é tão comum lá como estamos acostumados em outros países. No Marrocos, há estabelecimentos que ainda não aceitam.
Temperatura
O clima varia bastante no Marrocos, não só pela época, mas também conforme a região, em decorrência das diferenças geográficas: clima temperado e úmido nas montanhas e na região norte do país, quente e seco no deserto, e sempre mais ameno nas planícies litorâneas …
Mas, uma constante é a grande amplitude térmica, ou seja, fortes variações de temperatura no mesmo dia. Normalmente fica bem quente durante o dia, mesmo no inverno, se tiver sol. Mas, se você pegar chuva ou neve, aí sim a percepção do frio aumenta bastante por causa da umidade.
Quando viajar para Marrocos ? Qual a melhor época para visitar ?
Na meia estação as temperaturas são sempre mais amenas (entre 15 e 30 graus Celsius): primavera (de Março a Maio) e outono (de Setembro a Novembro). Mas eu adorei o inverno marroquino! Já estive lá em todos os meses do inverno: Dez, Jan, Fev e Março. Só o verão que ainda não tive coragem de encarar… mas, talvez um programinha só pelas praias? Qualquer hora dessas experimento!
Vacinas
Não existe nenhuma exigência específica para entrar no Marrocos. Porém a recomendação é sempre estar com as vacinas em dia para viajar para qualquer país do mundo.
❗️Em 30 de setembro de 2022, o governo marroquino retirou as exigências relativas a COVID, como a apresentação do Certificado de Vacinação ou teste PCR.
Voltagem e tomadas
A corrente elétrica do Marrocos é 220v e as tomadas do tipo C e E.
Chip internet celular
A cobertura pelo interior do país ainda é ruim, mas em geral se consegue wi-fi nos hotéis e restaurantes.
Sobre o chip, pela minha experiência, o da operadora Orange funciona bem em geral.
Pode ser encontrado em quiosques tanto nos Aeroportos de Casablanca ou Marrakech, bem como pelas cidades.
Seguro Viagem
O Marrocos não tem a exigência de um seguro mínimo obrigatório como alguns países europeus. Mas claro que é super recomendado fazer, ainda no Brasil, para que sua viagem esteja inteiramente protegida contra quaisquer imprevistos.
Contratar um bom seguro viagem é a sua garantia de assistência especializada em caso de emergências médicas ou odontológicas, além de imprevistos como atraso de voo, extravio ou dano de bagagem e até perda de documentos.
Água
Beba água mineral sempre !!!
Os marroquinos bebem água de torneira direto, mas estão acostumados.
O conselho aos turistas é beber só água mineral mesmo.
Levar medicação
Sempre é recomendável ter, preventivamente, em mãos medicação para diarréia, vômito, enjôo (tipo Floratil, Repoflor, Plasil, Vonau, Meclin … etc.), bem como outros de seu uso regular..
Sobre tirar fotos de pessoas:
Os residentes, principalmente os mais idosos, não gostam de ser fotografados. Respeitar quando houver algum sinal de recusa.
Nos pontos turísticos, as pessoas com bichos (cobra , macaco, etc) cobram para tirar fotos. ❗️ Negociar o valor SEMPRE antes !!!
Sobre regatear:
Discutir preços é uma interação social culturalmente importante no Marrocos. Alguns comerciantes, principalmente nas grandes cidades, são mais insistentes … só agradecer com firmeza (Shukran !!!) para dispensar.
Sobre Vestuário – dicas de “look” para o Marrocos
O Marrocos é considerado um país “muçulmano moderado”. Significa que segue os costumes e regras do Islã no geral, mas adotam uma postura mais leve no que se refere aos costumes e dogmas. Porém, mostrar demais o corpo é sinal de desrespeito para com a cultura local.
Para visitar mesquitas
- Os ombros não podem ficar à mostra: blusa de manga ou lenço para cobrir os ombros…
- De preferência com os joelhos cobertos
- Não pode entrar com calçado; entregam uma sacolinha na entrada para você carregar seu calçado durante a visita
Na cidade nova: moderna e mais ocidentalizada, podemos nos vestir mais à vontade
Nas Medinas (cidade antiga), pode ser um meio termo… não é obrigatório cobrir os joelhos ou ombros, mas nesses locais os costumes ainda são mais conservadores que na parte moderna da cidade.
Para o deserto: apesar do calor, o ideal é cobrir todo o corpo com roupas de tecidos leves, pois o sol pode queimar demais! Use também chapéu ou um lenço para se proteger do sol e da areia.
❗️Atenção: No inverno, que começa cedo no Marrocos, em meados de Novembro, pode nevar e fazer muito frio à noite, principalmente no deserto, tipo 3°/4°C – graus Celsius
No geral: camisetas, bermudas, calças, vestidos, casaco, lenços/echarpes, sapatilhas, rasteirinha, tênis, (maiô, biquíni, sunga, para eventual ida a spas dos hotéis)…
Levar também:
- colirio (de hidratação, por causa do clima seco)
- protetor solar e chapéu
- papel higiênico em embalagem de bolsa / lenços umedecidos
- repelente
Culinária
Os pratos marroquinos são bastante temperados, coloridos e nutritivos. Especiarias como canela, cominho, gengibre, açafrão, entre outras, são usadas em abundância.
A comida marroquina é conhecida pelos seus sabores marcantes: azeitona, limão e laranja são muito usados; bem como frutas secas (ameixa, damasco, figo, tâmara).
Para quem gosta de cozinhar, aproveite para comprar temperos diferentes, ou uma tajine, recipiente para preparar suas comidas marroquinas em grande estilo!
Os marroquinos comem com a mão – somente com a mão direita – e o pão árabe está presente em todas as refeições, não só como acompanhamento, mas também para substituir o talher.
❗️ Mas, não se preocupe, para os turistas é sempre ofertada a opção de usar talheres!!! 😉
No café da manhã: pães típicos, panquecas de milho, queijos marroquinos, geleias, frutas, iogurte, ovos, azeite e azeitona (sim, as azeitonas estão por toda a parte).
Almoço e jantar:
- Cuscuz marroquino: pode ser vegetariano, de frango, de cordeiro ou de gado.
- Tagine ou Tajine: um cozido de legumes puros (vegetariano) ou misturados com carne, frango ou peixe. Esse cozido é feito em uma panela de cerâmica, que tem o mesmo nome. Fica em torno de uma hora dentro do forno ou sobre brasas.
- Salada marroquina: Tomate, pepino, cebola, milho, ervas, limão e azeite (em geral não usam folhas). Você pode encontrar também versões com abacate, azeitonas ou atum.
- Pizza Berbere: massa recheada com frango, ovo, cebola, ervas e legumes (pode ser vegetariana tb); assada diretamente na areia do deserto quando está bem quente no verão (kkk…), ou no forno mesmo!
- Outros pratos: harira (sopa), pastilla (folhado); kafta, brochete ou frango com batata frita; peixes e frutos do mar (principalmente na região litorânea).
Whisky Bereber em qualquer situação!!!
Nome de brincadeira, não tem álcool, é o famoso chá típico de boas vindas, que em geral mistura chá verde e hortelã fresca, e é bebido pelos marroquinos o dia inteiro.
Frutas: em geral todas as frutas são muito saborosas, por causa da maturação no clima desértico… o suco de laranja é maravilhoso, assim como as famosas tâmaras e a romã!!!
Gostei muito de uma sobremesa típica: fatias de laranja, polvilhadas com canela!
Vale também provar a fruta do cactos.
Vocabulário “Darija” (dialeto árabe marroquino)
Expressões básicas: obrigada, bom dia, por favor …
- Lah = não
- La bas = como vai ?
- Min fadlak = por favor
- Na’am = sim
- Salaam Aleikum = olá! clássica saudação religiosa “A paz esteja contigo”. Mas no dia-a-dia funciona como um “oi”, bom dia
- ≥ Resposta: Alaikum As-Salaam = “e contigo também”.
- Safi, ou, baraka = chega, é suficiente, estou satisfeito
- Shoukran = “obrigado”, sem variação de gênero.
- Yalla ! = expressão usada pra mandar alguém se apressar: Anda! Vamos! Yallah, yalla!!!
Mais algumas expressões úteis …
- Bsaha = “bom proveito”, “que te faça bem”, no caso de refeição: mas tb pode ser “saúde, santé” p brindar
- Habibi/Habibti = querido(a), cara, ou “mermão” do carioca. Habibi pra homem e habibti pra mulher.
- Ila likaa = até logo, nos vemos em breve
- Inshallah – tradução literal é “se Deus quiser”, mas tb o nosso “tomara!”
- Ma’a Salama – significa “com a paz” e é usado para despedidas.
- Machi Mochkil = “sem problema”
- Mar’haba = olá, bem vindo(a)
- Sahtein = significa “bom apetite!”
- Smahli = “desculpa, dá licença”
Alguns nomes que você vai ouvir muito …
- Djellaba = veste marroquina tradicional, usada tanto por homens como mulheres
- Medina = centro histórico, cidade antiga entre muralhas
- Mesquita = templo muçulmano
- Riad = pequenos hotéis em antigas mansões marroquinas tradicionais, localizadas dentro das Medinas, estruturadas em torno de um jardim interno com piscina ou fonte… verdadeiros palácios das 1001 noites!!! Tipo a casa do Tio Ali, na novela O Clone (haha). É hoje uma das principais opções de hospedagem “de charme” no Marrocos.
- Kasbah (ou Casbá) = casas ou pequenas cidadelas fortificadas, refúgios de muros altos e paredes largas que funcionavam como proteção contra as tempestades de areia, invasores e do frio intenso nos meses de inverno. Essas casas estilo kasbah são também hoje outra opção muito interessante para hospedagem de experiência.