Ait Ben Haddou

Ksar Ait Ben Haddou

 

Fundado no Séc. XVII o Ksar Aït Ben Haddou (Ksar é a denominação para um conjunto de Kasbahs), era originalmente a casa de uma família. Outras construções foram sendo agregadas e se tornou um importante posto para as antigas rotas de caravanas e grupos nômades que vinham do Deserto do Saara para Marrakech.

Hoje sem moradores, que se mudaram para a cidade nova do outro lado do rio Ounila. As paredes da cidadela feitas em adobe terracota, ganham colorido diferente com as tendas de artesanato espalhadas pelo local. Podem ser encontrados tapetes, cerâmicas, peças de vestuário e acessórios, luminárias, e diversas especiarias tradicionais do país.

A atração mais visitada em Ouarzazate (a Hollywood do Marrocos, com seus estúdios de cinema)

Ait Ben-Haddou recebe turistas vindos dos quatro cantos do planeta, em busca de vestígios da história local e de caminhar dentro de um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo.

Subindo pelas ruas e becos da fortaleza, o visitante pode observar os detalhes e a beleza rústica da arquitetura típica dessa região marroquina. E apreciar lindas vistas panorâmicas a cada ladeira.

O valor histórico da cidade murada, de estreitas e sinuosas ruelas, com seus mirantes e terraços, foi reconhecido pela UNESCO. Onde está listada como Patrimônio Mundial da Humanidade, desde 1987. Suas paisagens cinematográficas de beleza única. E pitoresca chamaram a atenção também de muitos cineastas que têm usado o cenário em diversos filmes desde:

Lawrence da Arabia e Sodoma e Gomorra em 1962, A Jóia do Nilo (1985). Gladiador (2000), Babel (2005), Principe da Persia.  As Areias do Tempo (2010) e muitos outros, até a famosa série televisiva Game of Thrones. 3a. temporada, gravado aqui em 2012.