ERG CHEBBI (Dunas de Merzouga – Deserto do Saara)
Localizado no norte da África, o Deserto do Saara é o maior e mais famoso deserto quente do planeta, com suas dunas alaranjadas de cartão-postal (perde em tamanho apenas para os gelados Ártico e Antártida, também classificados como desertos). Tem mais de 9 milhões de km2 de território e abrange parte do Marrocos, e de outros 10 países africanos: Argélia, Chade, Egito, Líbia, Mali, Mauritânia, Niger, Saara Ocidental, Sudão e Tunísia.
Ao contrário do que se pensa, a paisagem dominante do deserto não é sempre de lindas dunas como se vê nas imagens mais postadas, mas sim de pedras e cascalhos. No Marrocos podemos apreciar o conjunto de belas dunas alaranjadas de Erg Chebbi, que fica em Merzouga, na porção marroquina do deserto do Saara, no sudeste do país, perto da fronteira com a Argélia. Tem aproximadamente 5 km de largura no sentido este-oeste e 22 km de comprimento no sentido norte-sul. Algumas fontes indicam que as dunas mais altas do local passam de 200 metros de altura.
Considerado por muitos viajantes o ponto alto da viagem ao Marrocos, a melhor forma de curtir essa etapa é aderindo ao “glamping no deserto”, acampamento que une tendas de lona no meio das dunas com conforto e alguns luxos como água quente, cama fofinha, chão coberto por tapetes berberes e serviço de hotel cinco-estrelas.
Nesse cenário incrível, no silêncio do deserto, você vai poder apreciar o visual das espetaculares dunas ao pôr-do-sol e observar as mudanças de tons, onde o alaranjado se intensifica e vai tomando conta de tudo. A experiência de pernoite no deserto é mágica, proporcionando uma sensação de isolamento única, de descobertas e conexão consigo mesmo, de abrir a mente para um outro modo de viver ,,,
O que fazer em Erg Chebbi – principais atrações
- Pernoite em acampamento de luxo no meio das dunas
- Ver o pôr-do-sol e o amanhecer do alto das dunas
- Passeio de camelo (no caso, no Marrocos são dromedários – só tem uma corcova)
- Passeio de quadriciclo
- Sandsurf
- Passeio de 4×4 pela antiga rota do Rally Paris-Dakar
- Visitar família de nômades berbere