FEZ (ou Fes, em Francês)
Cidade de Fes ( Fez ) é a mais antiga das quatro Cidades Imperiais do Marrocos (as outras são Marrakech, Meknes e Rabat) e também uma das maiores e mais antigas cidades medievais do mundo. Fundada em 789, fica no centro-norte do país e é considerada desde sempre a capital cultural e espiritual do Marrocos. Sua população atual é de aproximadamente 1,2 milhão de habitantes,
Fez ficou bastante conhecida no Brasil em 2001, quando foram gravadas lá as principais cenas da novela O Clone – de Glória Perez, que foi um recorde de audiência da TV Globo.
A cidade é dividida em três partes:: Fez El Bali (Fez, a Velha), Fez el Jdid (Fez a Nova, ou Ville Nouvelle) e o Méchouar. A primeira é a Medina, classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 1981; a segunda foi projetada e construída pelos franceses durante o protetorado; e a terceira é constituída pelo complexo do palácio real.
O mais interessante, na minha opinião, é o que você vai encontrar dentro da Medina, a parte mais antiga, Fez El Bali. Construída a partir do final do Séc. VIII, à medida que foi crescendo, foi projetada com cinco elementos (serviços públicos) em cada área: uma mesquita, uma fonte, um forno, uma escola de leitura do Alcorão e um hammam (banho árabe, com vapor e esfoliação). Também tem divisões por produto e ofício, tais como: mercados de prata e ouro, souks de tapetes, metal, couros, roupas típicas marroquinas, especiarias e outros… enfim, um verdadeiro ataque aos 5 sentidos!
Histórica, imponente, imprevisível, exótica, mas ao mesmo tempo simples e mística … assim é Fez. Oferece aos seus visitantes a oportunidade de conhecer estilos de vida e comércios que permitem imaginar perfeitamente como era viver em uma cidade medieval islâmica!
O que fazer em Fez – principais atrações
- Medina antiga – Fez El Bali
O ponto alto da visita à Fez é voltar ao Sec. IX, andando pela labiríntica medina medieval – composta por mais de 9 mil ruelas, em que não transitam carros. Um verdadeiro museu ao ar livre, com mais de 10 mil prédios históricos, a maior parte deles construídos há mais de mil anos. Abriga cerca de 30 mesquitas, a famosa Universidade al Quaraouiyine (a universidade em funcionamento mais antiga do mundo), diversas madraças, entre elas a Attarine, que é aberta ao turismo, a Fonte Nejjarine, etc … Aqui ficam também os famosos curtumes, mausoléus e museus, e a Porta Azul (a mais conhecida das 14 portas da muralha que contorna a medina).
- Palácio Real (Dar Al-Makhzen) – Place des Alaouites
Construído no século XIV, o Palácio Real de Fez é um dos maiores e mais antigos do Marrocos. Embora não possa ser visitado internamente, ainda assim vale uma visita à Place des Alaouites onde se encontram os portões principais, para apreciar suas deslumbrantes 7 portas e fazer lindas fotos.
- Mellah – o bairro judeu
Situada nas proximidades do Palácio Real, a “Mellah” é uma das zonas mais tradicionais e antigas de Fez.
- Borj Nord e Borj Sud
Vistas panorâmicas da cidade a partir das ruínas de duas fortalezas construídas no Sec. XVI para vigiar os habitantes rebeldes.
- Museu Dar El-Batha
Abriga a coleção de arte popular mais completa de Marrocos. Há tapetes e bijouterias berberes, as famosas cerâmicas azuis de Fez, além de manuscritos antigos. Aproveite a tranqüilidade desse palácio andaluz para uma pausa nos jardins ( fica próximo da Porta Azul)