CASABLANCA
Cidade de Casablanca em Marrocos: Uma das principais portas de entrada das excursãos ao Marrocos, Casablanca é a sua maior e mais cosmopolita cidade e uma das maiores do Norte da África, com população de aproximadamente 5 milhões de habitantes. Situada na costa atlântica, concentra as principais indústrias marroquinas, bem como empresas internacionais sediadas no país.
A origem do nome Casablanca data de 1515, quando, durante período de ocupação portuguesa, foi construída uma fortaleza militar e a povoação que cresceu em torno dela era chamada Casa Branca (Dar el Beida – que significa Casa Branca em árabe). A região foi totalmente destruída pelo terremoto de 1755 e então abandonada pelos portugueses. Na época, muitos mercadores espanhóis se estabeleceram na região, passando a cidade a ser conhecida como Casablanca em espanhol.
A base da cidade antiga e medina de Casablanca que existem hoje foram fundadas em 1770 pelo sultão Sidi Mohammed ben Abdallah (1756-1790), que a reconstruiu após o grande terremoto de 1755. Em 1907 foi ocupada pelos franceses que promoveram o seu desenvolvimento. Mas, a capital financeira do Marrocos ficou mundialmente famosa mesmo foi após o sucesso do clássico filme hollywoodiano de 1942 que leva o mesmo nome da cidade. O filme narra um drama romântico que tem como pano de fundo Casablanca, mas, na verdade, foi inteiramente gravado em estúdios nos Estados Unidos.
A cidade possui um importante patrimônio histórico e arquitetônico, mas, também podemos observar que se adaptou aos novos tempos com construções inovadoras como o Morocco Mall, um dos cinco maiores shoppings centers do mundo, e a Mesquita Hassan II, considerada uma obra-prima da construção árabe moderna.
O que fazer em Casablanca – principais atrações
A Grande Mesquita Hassan II
Construída entre 1986 e 1993, está na lista das maiores mesquitas do mundo islâmico. Célebre pelo minarete de 210m de altura, tem capacidade para receber até 105 mil fiéis: sendo 25 mil no espetacular salão de orações e mais 80 mil no pátio externo. Atração indispensável em uma visita à cidade, é a única no Marrocos que permite a entrada de não-muçulmanos. Os tours são feitos em alguns horários entre as rezas, acompanhados por guias. Com exceção das 6a.s feiras, pode ser visitada todos os outros dias.
Le Corniche
Fazer um agradável passeio pelo simpático calçadão à beira mar. Onde se localizam diversos bares, beach clubs e restaurantes com vistas privilegiadas da praia. Esse é um dos pontos da cidade onde é possível observar o dia a dia e os costumes do povo marroquino.
Medina – centro histórico
Conhecer a antiga medina, onde é possível ver ainda parte da muralha, os becos. Prédios antigos e muitas lojas do que foi o centro comercial de Casablanca no Séc. XVIII. Apesar de não ser uma grande medina como as de Marrakech, Fez ou Essaouira. Esse pequeno labirinto de lojas nos dá a primeira ambiência marroquina com o comércio de produtos, especiarias e artesanatos típicos do país.
Bairro de Habous
Construído na década de 20, esse pitoresco bairro de Casablanca é repleto de ruas e becos charmosos. Onde estão instalados inúmeras lojas e bazares de artesanato. É também onde fica o Palácio Real de Casablanca, residência oficial do Rei quando está na cidade.
Praça Mohammed V
Essa praça é uma das mais importantes de Casablanca. Onde fica o centro administrativo da cidade com prédios de arquitetura impressionante, como o Palácio da Justiça e Prefeitura; monumentos, fonte e o letreiro “I❤Casablanca”
Ricks Café
Para os cinéfilos de plantão. Vale reservar jantar para conferir esse charmoso restaurante temático, inaugurado em 2004, que recria o ambiente do café do filme Casablanca…
Cidade de Casablanca em Marrocos.
“Play it again, Sam?” – 🎶 As times goes by … 🎶
❗️Mas atenção: nas 2a.s feiras não tem música ao vivo!!!
- Museus: Abderrahman Slaoui, Museu do Judaísmo e Ville des Arts
- Mahakma du Pasha
- Catedral do Sagrado Coração
- Praça das Nações Unidas
- Mercado Central
CASABLANCA TEMPERATURA = https://forecast7.com/pt/33d57n7d59/casablanca/